Translate

domingo, 1 de março de 2015

Partiu Chile – Santiago de Chile

Partiu Chile – Santiago de Chile


Olá Viajandeiros amigos! Que tal fazer uma viagem romântica para o Chile? Vamos dar uma olhada em duas cidades bem distintas: a frenética capital Santiago de Chile (claro) e a relaxante e bucólica Pucón.

Vamos começar nesta postagem com Santiago.
O amanhecer da bela Santiago de Chile

Cara, como toda capital do mundo, é foco de efervescência política e fruição artística. E também é onde tem mais incidência de furtos de golpistas e mãos leves. Mas fiquem tranqüilos, é difícil assaltos a mão armada como  vemos por aqui. Mas é claro que não vale a pena ficar dando mole.
No aeroporto, os motoristas literalmente pulam em cima de você para te pegar como cliente. É sério, eles praticamente se estapeiam por você, então usem isso a seu favor e peçam o preço mais próximo do valor do bus “Centropuerto” (que sai do aeroporto e obviamente te deixa no centro de Santiago), é beeeemm baratinho. Conseguimos pagar o mesmo preço do ônibus, mas fomos numa van com mais 2 pessoas. Muito mais conforto e menos paradas eheh. =D

O lance de Santiago é sacar os “Barrios” (bairros) da cidade e onde tem os picos legais. Por uma questão estratégica ficamos no centro da cidade. Dali, e indo de metro você chega muito rápido em qualquer barrio que você quiser. Em alguns dá até pra chegar a pé.

Dica Sagaz: O metro de Santiago do Chile cobre a cidade toda em 5 linhas que se cruzam em vários pontos. Dê uma estudada no mapa para saber em que estação vai entrar, e onde vai sair. Agora, a grande sacada é montar bem os seus horários. Existem tarifas diferentes, dependendo da hora. O segredo é pegar os horários alternativos, e NUNCA no horário de pico. Não tem errada, confere aqui ó: www.metrosantiago.cl/


Existem milhares de coisas para fazer em uma metrópole, museus, centro histórico, compras etc. Mas para curtir Santiago com sua/seu gata/gato em passeios realmente de fazer os olhos brilharem, tem alguns picos que vocês não podem perder:

1 – A visita a Vinícola da Concha y Toro:

Galera, é sério. Chile, vinho, namoro. Sacou? Tem que reservar com antecedência e dá pra fazer a reserva pelo site, algumas semanas antes. Rola um tour maneirinho de uns 45 minutos. Você passeia pela propriedade com um guia que ensina algumas coisas básicas sobre vinho.
Eu sei, parece turistóide, né?  Mas o curso relâmpago sobre enologia com as pílulas históricas sobre a concha y toro acabam sendo realmente edificantes e divertidas. Ao final há uma degustação de 3 vinhos (alguns bem premiados) e você ainda ganha a taça estilizada com a qual faz a degustação.
O preço é acessível e vale cada centavo. Se não entende de vinho, no final você realmente consegue entender e apreciar algumas coisas (básicas) que antes  não percebia na bebida. (Vai fazer toda uma diferença à noitinha quando vocês estiverem degustando um bom exemplar no quarto do hotel)

Dica Sagaz: Ida e volta podem ser feitas pelo metrô. Vá até a estação Plaza de Puente Alto (última da linha 4) Lá se pega um táxi ou bus, na Av. Concha y toro até a vinícula. Se for de táxi, negocie o preço, novamente procure não pagar muito mais do que o valor do bus.

Dica Sagaz: Como sempre, no caminho da saída você passa pela lojinha da Concha y Toro. A lojinha é muito legal para comprar presentes, abridores etc. Mas se estiver pilhado de comprar algum vinho, segura a onda, mané! A verdade é que vai pagar mais caro e carregar trambolho. De volta ao centro de Santiago, em quase todos os mercados você encontra os mesmos vinhos (mesmo os de safras premiadas e especiais) a um preço muito mais barato.

Romantic Spot nível médio: Tá com uma graninha extra e quer marcar um ponto legal com a patroa? Faça o tour antes do almoço, e quando terminar a degustação, compre ali na hora (eles oferecem) o “almoço harmonização” da vinícola. O almoço inclui os pratos, sobremesa, algumas taças diferenciadas de vinho e um somelier pelo salão explicando sobre a harmonização. Só vê se não vai de carro, mané, que você vai beber bem.

2 – O Restaurante Giratório (Av. 11 de Septiembre, 2250 piso 16)

Outro que tem que reservar com antecedência. Recomendo um mês antes da viagem para garantir. É disputado. É um dos edifícios mais altos da cidade, e gira bem devagar, quase não se percebe. Mas você tem 360º de vista da cidade. É bem bonito. Aliás, tanto a vista como a decoração. Jantar a luz de velas, atendimento atencioso e comida de primeira. Parece sofisticado e caro. Só que não.
Quer dizer, é sofisticado, mas longe de ser caro. Quando fomos, durante a semana, existia um tipo de jantar executivo que inclui Salada + prato + sobremesa + bebidas + café. (bebidas, salvo engano, são duas taças de vinho) Vale mandar um e-mail perguntando se está valendo apenas para almoço ou se jantar ainda vale. O site é http://www.giratorio.cl/index.asp

3 – Passeio no Cerro San Cristobal – 


O Cerro é incrível, a vista é sensacional e o objetivo é estar lá com o seu amado/amada vendo o mundo do alto. E óbvio, quando estiver lá em cima, não deixe de tomar uma Erdinger geladinha no pequeno e charmoso restaurante que tem lá em cima. 
A verdade é que o que muda nesse passeio é a maneira que vocês vão subir. Basicamente existem 2 formas: A primeira, e mais tradicional, é indicada para casais que curtem uma caminhada na natureza. Subindo a pé você pode passar pelo jardim japonês, degustar um vinho na Enoteca, ou ir ao Jardim Zoológico, todos passeios fofos para fazer em casal. Mas se você quiser ir direto ao ponto, a segunda opção é pegar o funicular. Ele sobre direto do jardim zoológico e vai ao topo.

Dica Sagaz: Havia, desde a década de 80, um teleférico que foi desabilitado em junho de 2009. A partir de dezembro de 2014, foi anunciado que o serviço, agora modernizado, voltará a funcionar a partir do segundo semestre de 2015. Essa era uma 3ª maneira de subir ou descer do Cerro San Cristobal, e quer saber? Vale boas fotos e é super gostoso fazer a dois. Não deixem de conferir se já estiver em funcionamento.


4 – Na Night de Santiago – Na Calle Pio Nono você encontra diversos bares e algumas casa noturnas. É bom pra sacar a movimentação local, e se você estiver afim de conhecer gente nova para ter um lance, digamos assim. Tem uma galera nova tipo universitária nos bares cheios e na rua. É bom pra provar um clássico pisco sour (que é o drink tradicional do Chile, tipo a caipirinha no Brasil).
Mas a real é que se você quiser sair pra um lugar com bares mais arrumadinhos com um clima mais preparado para receber casais, você deve ir aos bares da Calle Suécia. Bom para jantar, e tomar umas tequilas, piscos e até espumantes.
Dica Marota. – A calle Suécia é relativamente extensa, fique avisado que do começo da rua até a metade tem bares beeem legais, mas se for pro fim da rua vai encontrar algumas casas de, digamos, saliência, eheheh.

5 – Esquiar no Valle Nevado –


Para ir ao Valle Nevado ou você procura uma agência de turismo (e vai sair mais caro) ou você vai na raça. Saem transfers de um prédio chamado OMNI/OMNIUM. Lá, ficam concentrados lojas e agências que alugam equipamentos e etc para ski. Fica na Av. Las condes. É razoavelmente perto do metro Escuela Militar. Mas tem que chegar cedo porque o último sai as 8h da manha. Mas vamos combinar que neve a dois sempre é legal.

Além disso, passeios culturais com seu amor sempre são bacanas, recomendamos particularmente:

Barrios Lastarria e Bellas Artes:
- Museu de Arte contemporâneo
- Museu Nacional de Belas Artes
- Plaza Mulato Gil de Castro (com suas cafeterias)
- Museu de Artes Visuales

Por enquanto é isso, galera. Os casais mais espertos não vão querer perder os próximos dois posts: O Partiu Chile – Pucón, e o Partiu Chile - Informações Extras


Se você curtiu, e as informações foram úteis, deixa um comentário e compartilha com os casais amigos. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carimbe nosso passaporte